quinta-feira, 13 de outubro de 2011

É prá comer ou prá esfregar???

Dia desses um velho amigo colocou dois posts no Facebook demonstrando absoluta confusão com os cosméticos que tinha em casa. No primeiro, contava ter tentado fazer a barba com gel de cabelo. No segundo, alguns dias depois, contava que tinha tentado fixar o cabelo com o creme de barbear, e dizia estar ficando preocupado, que estes seriam sinais de idade avançada etc.
Não são. Definitivamente não são sinais de confusão mental ou coisa que o valha. Alguém já parou para prestar atenção nos cosméticos que nossas mulheres colocam em nossas prateleiras ultimamente? Eu me lembro do tempo em que, para o banho, havia sabonete, xampu Colorama de babosa e aquele creme rinse cor de rosa. Só!!!! Ah, sim, e o sabonete era sólido, impossível de confundir com qualquer outra coisa.

Por conta dessa história, dei uma olhada detalhada no que havia na prateleira do meu banheiro. Começa pelo xampu... É sem sal!! Eu nem sabia que problemas cardíacos começavam pelo cabelo. Mas fica aí uma boa desculpa, caso alguém pergunte se eu tenho uma alimentação saudável: “não muito, mas meu xampu é sem sal, o que já adianta um lado”.




E não basta ele ser sem sal, ele é de camomila e macadâmia... Macadâmia, acreditam?? Bom, a camomila, se for chá, acalma, e a macadâmia... Bom, a macadâmia eu não conhecia até a Fernanda me apresentar sua paixão pelos sorvetes de macadâmia da Haagen-Dazs. Na verdade nem o corretor do Word conhece a macadâmia, que está toda grifada aqui neste texto. Mas aí aparece um xampu de camomila e macadâmia e sem sal. Não será estranho se alguém tentar beber ou usar como cobertura de sorvete.

E não bastasse o xampu, outro dia a Fernanda me deu um sabonete líquido para o banho. Bacana, cheiroso... e de gengibre. Minha primeira reação foi fazer um gargarejo com o danado (gengibre é bom prá garganta, né?). Mas ele tem os complementos: extratos de álamo e de carvalho e óleos de menta e gengibre (fosse sólido, dava para mascar como chiclete).



E se as fórmulas apresentadas nos rótulos confundem, prestem atenção às instruções de uso. O tal sabonete líquido é recomendado para uso nos rosto, mãos e corpo. Quando eu li isso me bateram várias dúvidas: rosto e mãos não são corpo? Corpo então é o quê? Tudo menos o rosto e as mãos? E os pés? Não estão no mesmo grupo das mãos, mas eu posso considera-los como corpo? Se sim, por que as mãos, que também são membros, não são corpo? Se não, tenho que comprar outro sabonete para os pés? Pés não merecem gengibre?? É isso??

Ficam aqui minhas sinceras saudades do xampu Colorama!